terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Estado de espírito, respiração e saúde holística


A palavra espírito se origina do latim spiritus, que significa respiração. Considero que estado de espírito pode ser literalmente entendido por estado de respiração
O espírito se manifesta na respiração, um e outro são a mesma presença no corpo físico. Quando paramos de respirar, o espírito se desprende da matéria.

Quase ninguém está atento ao seu fluxo respiratório e poucos sabem sobre a importância que a respiração tem, como referência no estado de espírito e na saúde. 
O estado de respiração é responsável, em grande parte, por sua saúde ou enfermidade, plenitude ou sofrimento.

Repare como a respiração é alterada por seus estados emocionais. Quando você leva um susto, a respiração trava; quando está em um ambiente agradável junto à Natureza, você inspira  e expira profundamente. O medo paralisa sua respiração e o seu contato com o meio externo, enquanto que, o bem-estar e a sensação de prazer se avolumam com o fluxo respiratório profundo, que traduz sua relação saudável com o ambiente.

O prazer ou a dor que experimentamos na vida se manifesta no estado de respiração. Do mesmo modo interferimos em nosso padrão mental e emocional quando aprendemos a dominar e alterar a forma de respirar.

O Sistema Nervoso Central é responsável pelo fluxo respiratório, que tem sua porção metabólica e autônoma no cérebro reptiliano e uma contraparte voluntária, regida pelo córtex e neocortex. São inteligências que trabalham conjuntamente.O nosso cérebro mais primitivo que é comandado pela inteligência do corpo físico e sua fisiologia e as inteligências contidas nos cérebros emocional e racional, interferindo incisivamente no fluxo respiratório e no estado de espírito.

São influências sutis e materiais, advindas dos mundos da abstração e terreno. O corpo e a mente agindo na condição de saúde. Somos corpo, mente, espírito e respiração.  .

A respiração é um processo vital, através do qual nos vinculamos com o meio externo. Tanto a respiração celular quanto a aeróbica fazem parte dessa relação de troca, indispensável, entre espírito encarnado e o planeta, que é o seu mundo terreno. O estado de respiração refletirá a qualidade desse relacionamento.

O estado de espírito ou respiração envolve diversos aspectos do ser integral e sua atitude com a vida. Podemos nos sentir deprimidos, tristes, desmotivados, cansados, ansiosos, eufóricos, nervosos.
Uma dor é capaz de tirar qualquer pessoa do sério. Um acontecimento infeliz, um problema familiar, um arroubo de raiva e tantos outros desencadeadores diários que nos abalam.

São decepções e anseios que vivenciamos e alteram o estado do nosso ser integral, o estado de respiração e de espírito. O excesso de pensamentos, a ruminação mental, interfere desfavoravelmente. Quando a mente fala demais, toma o lugar da respiração. 

Também, são influências determinantes, os alimentos consumidos, a postura corporal que adotamos, a qualidade de vida. Uma postura corporal de timidez, com o encolhimento da região peitoral e ombros, tornam a respiração superficial.

Quando nos encontramos em desequilíbrio, seja no âmbito físico, energético, emocional, mental ou espiritual, podemos atuar positivamente em nossa condição geral de saúde, alterando o padrão da respiração. Interferimos no estado de espírito pela atividade respiratória.

O estado de respiração altera o estado de consciência. 
Stanislav Grof, médico psiquiatra, um dos principais representantes da Psicologia Transpessoal, desenvolveu a prática de respiração holotrópica para atingir estados alterados, utilizados em sua clínica para tratamento.

Os transtornos psicológicos e físicos, vistos pelo prisma holístico e transpessoal, podem ser tratados e curados quando alteramos o estado de respiração. Alguns sintomas como angústia, opressão no peito e falta de ar, são comuns à maioria dos casos.

Vejamos que, para o Yoga, a saúde é promovida pela integração entre corpo e mente, sendo que, neste contexto, a mente é a consciência expandida e desperta, que alcançamos com a aniquilação do ego e de seu plano mental alienado e doentio.
Suas práticas são voltadas para que possamos atingir o estado de yoga ou estado de união corpo/mente e a respiração é o elo. 

Quando respiramos assimilamos o prana, a energia vital conhecida e evidenciada no Yoga e na Ayurveda, medicina da longevidade.  Além de combustível para a vida é responsável pela manutenção da saúde do corpo energético, que é o molde do corpo físico.

Assimilamos o prana pela respiração, alimentação, exercícios físicos, contato com a Natureza. Os pensamentos e as emoções podem beneficiar ou contaminar o corpo vital, tanto quanto as energias deletérias advindas dos ambientes e de ouros espíritos.

A yogaterapia, a acupuntura, a psicoterapia orientalista, entre outros métodos holísticos e naturais,  têm como objetivo, dentro da terapêutica transpessoal, alterar e tratar o corpo e a psique, modulando e reparando as disfunções, atuando no estado de espírito, o estado de respiração, que envolve a interrelação entre os corpos físico, energético, emocional, mental e espiritual. 

A primazia do corpo ou da mente, do espírito ou da matéria, é substituída pela primazia da consciência, que abrange todas as facetas do ser integral.
O homem espírito se faz vivo e manifesto em seu estado de espírito ou estado de respiração. 

Convido você a observar mais o seu fluxo respiratório, o seu espírito. O autoconhecimento que tanto buscamos, seja para a saúde do corpo, da mente ou da alma, carece  de um espírito livre, capaz de olhar para si mesmo e compreender o seu significado.

Nas sessões de terapia transpessoal, trabalho com o cliente sua relação consigo mesmo e com a vida , pela observação e pelas práticas que o capacitam a reverter seus desequilíbrios em saúde , plenitude e paz interior.


Namastê.

Para atendimento com Nadya Prado, consulte valores e informações
por e-mail nadyaprado@uol.com.br